Yogi Bhajan - O que é um ser liberado?


Yogi Bhajan

Sat Nam

O texto a seguir foi publicado originalmente em inglês no site Sikhs ans Seekers. Yogi Bhajan fala sobre a liberação do Ser, sobre ser uma pessoa guiada para sua melhoria, ou seja, um ser que cultiva hábitos que promovem (hábitos positivos) e não hábitos que despromovem (hábitos negativos). Boa leitura!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é um ser liberado? E qual é a razão de nós sofremos nas mãos de tempo? Cada pessoa tem dois lados. Um deles é um lado despreocupado. O outro é um lado descuidado. Quando se vive no seu lado despreocupado, se é guiado pala sua capacidade Divina. Quando se vive em seu lado descuidado se é guiado pela sua força animal. Não é a falta de cuidado de quebrar um vidro ou acidentalmente, ou jogar fora algo que você gostaria de manter. Materialmente somos considerados descuidados quando não somos capazes de cumprir nossas responsabilidades materiais. Mas, na realidade, somos verdadeiramente descuidados quando perdemos a nossa personalidade Divina – quando aquela “coisa” que é muito preciosa, de valor incalculável, se perde apenas por paixão.

Emoção e paixão são os dois compradores da nossa personalidade espiritual. Se você analisar este pensamento, você vai perceber que essa barganha é muito cara. Pelo que estamos negociando nosso Eu espiritual? Este nosso mundo é uma fase transitória da vida. Ele não é permanente, mas sempre nos associamos com ele, como se nós pertencemos a ele e ele pertence a nós. Subconscientemente, por trás de cada ação está o desejo de ser reconhecido. Mas se você avaliar seu desejo de reconhecimento e o jeito que você tenta ser reconhecido, você vai ver que você quer reconhecimento sem maturidade. Você quer ser reconhecido como um ser maduro, mas você não desenvolveu a atitude madura de um ser despreocupado. O único ser despreocupado é aquela pessoa que está livre da negatividade. Ele é liberado. É uma Lei Cósmica. Um homem despreocupado não conhece qualquer miséria. Ele pode ser humilde, mas isso não significa que ele é miserável. Sempre sábio, ele navega através do tempo sem ser perturbado. Ele não precisa de qualquer correção por parte das mãos do tempo. Seu comportamento suave e personalidade tranquila são os sinais de que ele é um ser liberado. Em poucas palavras, ele é a pessoa mais feliz da Terra.

Isso não significa que você deve ser impedido de ter bens materiais. A matéria é
um meio. Ela não pode ser criada e não pode ser destruída. Da mesma forma, emoção e envolvimento no desejo também são meios, mas a sua satisfação é temporária, não eterna. Se você entender como o vício em bebidas alcoólicas começa, você vai entender essa “Teoria do Envolvimento”. É assim que funciona: Um homem que não bebe está sob pressão e não sabe o que fazer. Ele vai para a casa de um amigo em busca de consolo, um homem é um animal social, e tendo alguém participando de sua dor, ele se sente aliviado. O amigo oferece uísque para um efeito calmante e o homem é convencido a tomar uma bebida. O álcool entra no corpo e faz a sua ação química. Ele acalma os nervos, e energiza o centros de energia, de modo que a atitude do homem relaxa e torna-se flexível. É apenas um alívio temporário, mas a memória do primeiro sabor se fixa em sua mente. Ele não pode nunca, jamais recuperar a suavidade e o relaxamento da primeira dose de bebida alcoólica, mas pela luxúria desse gosto e para recapturar essa experiência, as pessoas se tornam habituais bebedores – alcoólatras. Eles acreditam que a melhor maneira de escapar das pressões da vida é continuar bebendo e, portanto, o ato de beber torna-se uma necessidade do corpo.

Da mesma forma, sempre que você se envolver em qualquer modo de vida, você está entrando em um canal, e então você vai fundo, e fundo, e fundo... e você nunca pode voltar para o ponto de que você começou originalmente. Quando esquecemos a nossa base original de ação e nos tornamos envolvidos com tal ação, tornamo-nos escravos.

É preciso levar em consideração que na nossa forma de vida, somos 15% escravos da rotina, do hábito. O homem deve ter certos hábitos, pois sem eles a vida não pode existir. Mas ele pode obter libertação, alterando a característica desses hábitos necessários. Existem dois tipos de hábitos: hábitos que promovem (hábitos positivos) e hábitos de despromovem (hábitos negativos). Hábitos que despromovem te fazem infeliz fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Hábitos que promovem te fazem feliz fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Em sua vida, se você cultiva todos os hábitos de promovem, você vai acabar como uma pessoa divina e liberada. Se você cultivar hábitos que despromovem, você sempre vai acabar uma pessoa fisicamente frágil, mentalmente insana e um verdadeiro defunto espiritual.

O hábito é uma obrigação; é uma parte natural de sua personalidade e de sua mente. Quando você está agindo sob um hábito despromovedor, você está totalmente na personalidade negativa. É também um facto que, se você entrar em qualquer um hábito negativo, você vai atrair automaticamente as suas quatro irmãs, porque elas amam estar juntas. Estes cinco hábitos despromovedores de comportamento e atitude são avareza, ira, luxúria, o apego e ego negativo (orgulho). Quando uma irmã entra na casa, ela chama os outros para se juntar a ela. Cada hábito é suportado por dois tripés: 1) Física, Mental e Espiritual; e 2) Passado, Presente e Futuro.

Há dois instintos orientadores no homem. Ou ele está melhorando seu futuro ou bloqueando a melhoria do seu futuro. Se você está consciente disso, e tem um desejo honesto e sincero de melhorar o seu futuro, você sempre vai ter hábitos que promovem. Oh homem, se você não se importa com Deus, pelo menos se importe com seu futuro. Quando você se importa o suficiente para o seu futuro para ter hábitos que promovem, você se tornará uma pessoa liberada.

A pessoa liberada é sempre uma pessoa feliz. Para ela não falta nenhum conforto material. Ele não sabe nenhum poder na Terra que pode insultá-lo. Ele vive na graça neste mundo e quando ele deixa o corpo, ele é respeitado por gerações a seguir. Todo mundo pode ser assim. O maior pecador de ontem pode ser um santo neste minuto. A única coisa necessária é uma decisão. "Eu vou cuidar do meu futuro e optar por ser uma pessoa liberada, ou eu vou bloquear meu futuro e ir pelo aspecto físico-material desse mundo?"

Para qualquer pessoa que bloqueia seu futuro, é garantido que ele vai sofrer no futuro. Qualquer pessoa que se aproveita do "agora" causando danos a outra pessoa, bloqueia seu futuro. Qualquer um que se aproveita e tira vantagem do “agora”, convida problemas do “Sr. Futuro”. Mantenha uma atitude positiva com hábitos que promovem por 40 dias, e você pode mudar seu destino. Este conceito psicológico do comportamento humano é um padrão que pode orientá-lo para o objetivo que é descrito nas escrituras como Paraíso.

No “Ser”, uma pessoa tem que semear a semente de vibrações divinas e com o poder destasvibrações um tem que lidar com o “Ultimato” que é a “Verdade”, uma realidade e uma força primordial sempre viva. Esta força primordial foi nomeado Deus pelos cristãos; Paramatman pelos hindus; e Allah pelos muçulmanos. Alguns nomes foram dados por todos, mas a “Consciência Universal” desse “Espirito Universal” tem um nome, que é “Verdade”, então chamamos de “Sat” e nós o lembramos disso como “Sat Nam”."Sat", na linguagem dos Deuses, em sânscrito, significa "Verdade"."Nam" significa "Nome". Assim, sem disputa, podemos dizer que a “Consciência Universal”, que o “Espírito Universal”, que a força criativa em nós, tem um nome universal e que é "Sat Nam."

Todos aqueles que querem libertar-se e buscar habitar nesse “Ultimato” deve limparseus corpos físicos e direcionar o seu estar mental para o “Sat Nam”, o ser dos seres. Aquela pessoa que habita nas vibrações deste “Santo Nam”, “Sat Nam”, nas primeiras horas do dia, antes do amanhecer, quando os canais de vibrações são muito limpos e claros, vai perceber o conceito de um “Ser Liberado” mediante a graça deste “Bij Mantra” que desperta a “Deusa da Consciência” na pessoa. Essa pessoa então vive como um homem liberado no planeta Terra.


www.yogibhajan.org © Os ensinamentos de Yogi Bhajan

(Traduzido do inglês por Sat Sangeet Singh 2015)


Prática de Yoga com Yogi Bhajan - 1969 (fonte)

Comentários

Postagens mais visitadas