Sikhs & Justiça Social
Tendo em vista os acontecimentos políticos e sociais que vem ocorrendo no Brasil, resolvi escrever a respeito da relação entre Sikhs e Justiça Social.
Um dos princípios do Sikhismo é:
"Sikhismo prega que as pessoas de diferentes raças, religiões ou sexo são todos iguais aos olhos de Deus. Ele ensina a plena igualdade entre homens e mulheres. As mulheres podem participar em qualquer função religiosa ou executar qualquer cerimônia Sikh ou conduzir a congregação em oração." fonte Sikhs.org
Mais do que um princípio, essa declaração é vivenciada de forma real, como podemos ver nos exemplos a seguir.
Sikh Philosophy Network é uma rede cuja a proposta é: reconheça que toda a raça humana é uma só!

Baagi and Hoodini são Sikhs norte americanos que falam a respeito do preconceito que sofrem após os atentados de 11 de setembro.
Ouça:
Outra entidade é a United Sikhs, cuja declaração de missão é "transformar, aliviar, educar e proteger a vida dos carentes, os indivíduos e as comunidades minoritárias impactadas por desastres naturais, ou provocados por seres humanos, sofrendo de fome, analfabetismo, doenças, ou de violação dos direitos civis e dos direitos humanos em membros informados e vibrantes sociedade através da promoção de programas sustentáveis, independentemente da cor, raça, religião ou credo."
Essa declaração já fala por si. No site da United Sikhs tem mais informações sobre o trabalho da entidade além de oportunidades de trabalho, informações sobre direitos religiosos, direitos humanos, projetos sociais em diversas partes do mundo, práticas saudáveis, entre muitas outras coisas.
Comentários
Postar um comentário