Eu não sou bom, ninguém é mau

Hum Nahi Changey Bura Nahi Koi 
(Eu não sou bom, ninguém é mau)
- Guru Nanak Dev Ji Maharaj

Bem x Mal

Estamos acostumados a pensar na vida em termos de uma luta contínua entre bem contra o mau, luz e sombra, som e silêncio, repouso e relaxamento...

A sabedoria que tenho aprendido a partir de meus estudos e prática de Yoga é que o que consideramos bem e mal são apenas faces da mesma moeda, ou seja, faces do que é temporal, finito, maia.

Dependendo do papel que desempenhamos no jogo da vida, vamos considerar um lado como sendo "bom" e outro lado como sendo "ruim".

Isso me faz lembrar do símbolo chinês Yin Yang.


Esse símbolo expressa o movimento entre esses polos opostos. Veja bem, eu disse um movimento. Na minha compreensão, é por isso que existe uma vasta gama de possibilidades entre as polaridades, pois essas polaridades seguem em movimento criando a realidade que vivemos.

Em alguns momentos da vida parece que tudo vai mal e só vemos o lado ruim. Mesmo nesses momentos vemos que há algo de positivo, ainda que seja apenas uma possibilidade. Daqui a pouco ocorre alguma mudança e passamos a ver o positivo e parece que tudo vai bem. Mas, isso também é temporário, a calmaria também passa.

Essa mudança de polaridades pode ocorrer diversas vezes em apenas um dia. 

Também vemos essas polaridades nas pessoas com quem nos relacionamos.

Hoje li essa frase de Guru Nanak Dev Ji no artigo Ahankar escrito por Cristine Kaur no site Sikh Net:


Hum Nahi Changey Bura Nahi Koi 
(Eu não sou bom, ninguém é mau)
- Guru Nanak Dev Ji Maharaj

Essa sabedoria de Guru Nanak Dev Ji me remete ao sentimento de compaixão. Se eu não sou bom, não sou melhor do que ninguém, minhas atitudes são para que eu possa viver bem e ser mais feliz. Se ninguém é mau, ninguém é pior e nem melhor do que eu, todas as pessoas são dignas de respeito e compreensão. Muitas vezes é apenas uma questão de diferentes pontos de vista.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto. 
( Leonardo Boff)

Quando vejo alguém agindo de uma forma que eu discordo, que eu poderia rotular como sendo "mau", penso nas circunstâncias da vida que levaram aquela pessoa a ter aquele comportamento limitante. Isso é um exercício diário. O grande aprendizado que isso nos traz é uma visão muito mais ampla da vida e também de nossas histórias pessoais.

Viver é compreender a vida como sendo esse jogo de polaridades traz liberdade para viver e se conectar com o fluxo da vida.

Esse mantra nos ajuda a converter o excesso de negatividade em positividade, nos conectando nossa força criativa. 

Ik Ong Kar Sat Guru Prasad
(Somos um com o fluxo da vida - pela graça da Luz)



Ouça e cante esse mantra, ou deixe ele tocando enquanto você trabalha. Ele atua de modo sutil tornando seus pensamentos mais leves e positivos.

Sat Nam!

Sat Sangeet Singh
(Gui Araújo)

Comentários

Postagens mais visitadas