Festival Internacional de Kundalini Yoga Chile

7 dias de meditação, ação, serviço, entrega, curas profundas, música, amizades, rendição ao Guru...

O festival de Kundalini Yoga do Chile superou minhas expectativas.

Eu, na realidade, nem planejei ir a esse festival.

A princípio eu iria para a Chapada Diamantina na Bahia, já estava com passagem comprada e tudo. No entanto algo no meu interior falou mais forte e muito depressa decidi não ir mais para a Chapada e então senti um chamado interior, talvez um chamado do Guru, para ir a esse festival.

O local em que foi realizado o festival fica no meio da cordilheira dos Andes. Isso significa que não importa para que lado olhasse, 360 graus, estava cercado pelos intensos Andes. O sol nasce por volta das 06:00 da manhã e começa a se por às 21:00 da noite! Só isso já é o bastante para te colocar em um estado poético adequado para tantas experiências sutis.


360 graus de cordilheira dos Andes

Por do Sol - 21:15

A programação do festival começava às 04:30 da manhã com a leitura da principal oração Sikh: o "Jap Ji Sahib" que corresponde ao texto inicial do livro sagrado dos Sikhs: o "Guru Granth Sahib". Mais do que um livro sagrado, o Guru Granth Sahib é considerado como o décimo primeiro Guru. Ele contém a compilação dos conhecimentos saberes que foram canalisados pelos dez Gurus que existiram antes dele. Quando se lê o Guru Granth Sahib, talvez seja mais apropriado dizer quando se recita os versos do Guru, se está entrando em contato direto com os ensinamentos do Guru e entrando na vibração sutil que esses sons carregam.

Gurdwara

Durante o Festival, foi realizado um ritual chamado Akhand Path, que consiste na leitura completa e ininterrupta do Guru Granth Sahib. Isso foi realizado em uma sala a parte, com pessoas se revezando nessa tarefa. O Jap Ji era lido no salão principal.

Após a leitura do Jap Ji, havia a prática de um Krya de Kundalini Yoga seguidos pela execução e canto de 7 mantras denominados mantras para a Era de Aquario. Segundo Yogi Bhajan vibrar esses mantras ajuda a psiquê a estar preparada e  a se abrir para intuição que será necessária nesta Era. A Era de Aquario tem muito a ver com o que estamos vivendo, ou seja, uma era de total acesso a informação, e até mesmo, um excesso de informação. Por isso é importante aprendermos a agirmos intuitivamente.

Após esses mantras íamos para a sala do Gurdwara (significa o portão de entrada para o Guru), onde se é lido o Guru Granth Sahib ininterruptamente. por se tratar de um lugar sagrado, há o ritual de lavar os pés antes de entrar no Gurdwara.

Lavar os pés para entrar no Gurdwara
Após mais alguns mantras, a pessoa que estava lendo o Guru era solicitada a aumentar a voz e ler para todos a mensagem do trecho onde ela estava na leitura (sem parar a leitura!).

Então, e apenas então nos dirigíamos até o local onde era servido o café da manhã. Isso já às  08:00 da manhã.

Uma curiosidade é que na hora em que eu acordava, no caso as 03:00 da manhã, já que fiquei incumbido da tarefa de despertar os participantes do festival com música ao vivo, algo que foi bem divertido, a temperatura estava quente, apesar de estar a noite. Quando saíamos do Gurdwara para tomar café da manhã, a temperatura estava fria, apesar de já estar de dia.

A programação do Festival seguia com meditações e aulas com excelentes professores. Pessoas realmente comprometidas e dedicadas a essa sabedoria, que costumamos chamar de tecnologia,  proveniente da India. Para mim, chamar a Kundalini Yoga de tecnologia significa isso: São mantras - sons, kryas - posturas, pranayamas - respirações, compilados para serem feitos de determinada forma que levará a determinados resultados, visando como objetivo: a liberação da consciência das travas da mente. (apesar de que para isso temos que nos desapegar até do objetivo!).

 Resumindo 3HO (Healthy, Happy, Holy) - uma vida feliz, saudável e santa.


Wahey Guru Ji Kha Khalsa, Wahey Guru Ji Ki Fateh!

Comentários

Postagens mais visitadas