Mais flor, Menos rancor.

Hoje (semana passada) eu recebi uma nota falsa de R$5,00 como troco do ônibus. 
Eu pude perceber quando fui tentar pagar o ônibus, na volta para casa.

Ao entregar a nota para a cobradora essa gritou: Essa nota é falsa!!!
Respondi: puxa, recebi ela como troco em uma estação tubo, na vinda pra cá.
Ela: Mas olha essa nota! Como alguém não vê que ela é falsa???
Eu: Ééé... bem...
Ela: Eu não posso aceitar essa nota! (Riscando com uma caneta marca texto) tá vendo? Ela fica manchada! Faaaaallllsssaaaa!!!
Eu: Ok, mas se acalme eu não estou falando nada.
Ela: me acalmar? Eu não vou me acalmar, como pode alguém aceitar essa nota falsa?!
Eu (subindo o tom de voz): Olha, não precisa gritar! Eu não estou te pedindo pra aceirar nada! Não sabia que a nota era falsa!
Ela: Muito falsa!!! Super falsa!!! Parece um plástico!!! Não posso aceitar!!!
Eu: Ok, tchau.

Saí dali incomodado com a situação e pensando que teria que caminhar bastante até o banco, pois eu estava sem nenhum dinheiro.
Então pensei numa solução: convencer algum vendedor no mercadão da Rui Barbosa a me deixar comprar alguma coisa e passar R$5 a mais no cartão de débito para que eu usasse o dinheiro para pagar ônibus.
Feito. Fui num rapaz que vende incensos. Expliquei a situação e comprei um incenso nag champa, passando R$5 a mais, que ele me deu de troco. ( Dessa vez conferi para ter certeza que a nota não era falsa...)
Caminhando de volta para a estação tubo minha mente criou o seguintes pensamentos: 1- vou ofender a contadora dizendo que ela é uma grossa. 2- vou perguntar pra ela se tinha que fazer curso pra ser grossa daquele jeito ou ela já tinha nascido assim. 3- vou explicar para ela o ocorrido explicando passo a passo o que ocorreu na situação.
Não satisfeito com essas alternativas, sem querer alimentar ainda mais o mau humor e o estresse dela, o pensamento disse: oferecer uma massagem!
Não... ela vai achar que estou brincando com ela. Continuei caminhando.
Daí veio um pensamento assim: Eu poderia dar um incenso a ela!
Não... péssima ideia.
Outro julgamento: Eu poderia ter comprado algo para dar a ela de presente e pegar o troco para pagar a passagem. Tarde demais, Não...
Então passei por uma árvore com flores roxas, dessas que tem na Rui Barbosa. Aí meu pensamento sintonizou com minha personalidade: vou pagar a passagem e dar uma flor para ela! Minha alma curtiu isso.
Chegando na estação tubo, sem falar nada, entreguei a nota verdadeira para a cobradora.
Quando ela pegou a nota e me entregou o troco, eu tirei a flor de dentro da bolsa e deixei sobre o local de trabalho dela.
Sem dar tempo dela reagir, passei pela catraca sem falar nada e segui para a porta. De costas ouvi ela dizer: "Óóó, me desculpe por aquela situação, obrigada pela flor, vou guardar com carinho!"
Eu não falei nada. Segui meu caminho. Situação parcialmente resolvida.
Ainda vou falar com a cobradora do tubo aqui de perto de casa sobre a nota falsa e, quem sabe, também levar uma flor para ela também.
Que bom se tudo se resolvesse assim.

Mais flor,
Menos rancor.


Comentários

Postagens mais visitadas