Cante! Jap! - A música, o mantra e a espiritualidade


Quando eu frequentava uma igreja evangélica eu gostava muito de uma banda chamada Oficina G3.
A música "Cante" era uma das minhas favoritas.

Gravei uma versão dela misturada com o Mul Mantra, que é o resumo da minha atual visão de espiritualidade:

Ek Ong Kar

Uma vibração cósmica e universal
Sat Nam
É o verdadeiro Ser que está em tudo o que existe
Karta Purak
Esse ser é a energia criativa, criadora
Nirbhau
Sem medo
Nirvair
Sem ódio
Akal Muret
É imortal, está além da própria ideia de morte
Ajooni
É eterno, nunca nasceu, está além da ideia de nascimento
Saibhung
Auto existente, não existe em um local, existe na própria existência
Guru Prasad
Pela graça da Luz a realidade é realizada
Jap
Cante, vibre e conecte-se com essa energia criadora
Ad Satch
Essa é a verdade desde o começo dos tempos
Jugad Satch
Essa é a verdade durante as eras
Heibhee Satch
Essa é a verdade nesse instante.
Nanak Hosee Bee Satch
Aquele que não nega, tem a percepção de que essa será sempre a verdade.

Resumindo e simplificando: Todos somos Um.
Essa é, sempre tem sido e sempre será a Verdade da nossa existência.
Eu juntei com a música: Cante, da banda Oficina G3:

Cante

ó minha alma
que nasceu para cantar e louvar
A esse Deus
que me deu
a razão de cantar, de louvar, de sorrir e de ser
Cante ó minha alma
Cante
A esse Deus
Verdadeiro
Que foi ontem
Que é hoje
E que sempre será
Essa vibração, Ik Ong Kar, é basicamente o que se busca em todas as práticas de Yoga.
Podemos dizer que essa compreensão de que há uma energia criadora por detrás de todas as formas de vida é o que nós ocidentais comummente chamamos de Deus.
Esse Deus não é punitivo, nem vingativo, e tem todos os atributos citados no Mul Mantra. Sua compreensão é simultaneamente complexa e muito mais simples.

As pessoas que acreditam e buscam viver isso se chamam Sikhs. A palavra Sikh significa: buscador. O Sikhismo é chamado de uma religião. Mas diferentemente de outras religiões, na minha perspectiva, o diferencial do Sikh é que ele não exclui nem nega outras formas de religião e espiritualidade, pois dentro dessa crença, "Deus" é um só e único, podendo ser realizado de infinitas formas.
E o melhor: (Na minha compreensão) Se você é ateu, tudo bem, pois você pode se conectar com o que você acredita: a vida, os átomos, os elétrons, as cordas, ou o cosmos... Seja lá qual for o seu modelo de mundo, se for praticar Yoga com Satya (verdade) conecte-se com isso.
Yoga é conexão.
É mergulhar na existência.
É a vida, é a vida!
Sat Nam!

Comentários

Postagens mais visitadas