Yoga e Humor (estado de espírito) I - Livro "Your brain on Yoga"

Sat Nam!

No último mês estive envolvido com diversas atividades: fazendo uma formação em massoterapia, aprimorando e praticando a tecnologia dos mantras com o indiano Parvinder Singh Khalsa e comemorando meu aniversário!

Agora estou voltando a ler e comentar o livro "Your Brain on Yoga" de Sat Bir Khalsa.

No capítulo 4, "Your Mood on Yoga", o autor comenta a relação sobre humor e Yoga. *Humor aqui visto no sentido de estado de espírito, de estar de bom humor e não no sentido cômico.

Apesar de ir muito além disso, Yoga pode servir como uma ótima ferramenta terapêutica.

O autor comenta o exemplo de uma aluna de Yoga que teve uma infância difícil. Os pais estavam quase sempre ausentes, isto teria gerado um trauma em Kathryn. No começo a busca por Yoga foi motivada pela parte física, mas com o tempo Kathryn percebeu que seus traumas e bloqueios começaram a ser liberados fazendo com que ela vivesse melhor. Kathryn comenta ainda que não é o tempo de prática que importa, mas sim a frequência. Nas suas palavras: "Sempre há um pouco de tristeza e dor, mas por outro lado também sempre há alegria. Yoga me ajuda a criar um espaço para estas emoções e não ignorá-las, com julgamento ou vergonha, mas com sabedoria e estando presente com minhas emoções."

Os jovens dos EUA tem um dos melhores níveis de vida do mundo, em termos materiais. Isso não os torna mais saudáveis ou satisfeitos: Um número significante de pessoas nos EUA sofre de depressão e dores crônicas. A cada geração aumenta o número de pessoas que buscam tratamentos em clínicas de depressão. Uma resposta comum ao estresse é o uso de drogas e álcool.

Especialistas descobriram que  pessoas que se descrevem como muito felizes tem um pré-córtex frontal esquerdo mais desenvolvido. Porém o cérebro tem uma característica chamada neuro plasticidade que significa a capacidade do cérebro se adaptar. A Yoga e a meditação são ferramentas eficazes na reestruturação do cérebro.

No livro A arte da felicidade, Dalai Lama escreve que a felicidade pode ser obtida com o treinamento mental. Por causa da neuro plasticidade, nosso cérebro pode ser reprogramado fazendo mudanças no nosso estilo de vida, comportamento e experiências. Uma prática diária de 20 minutos de meditação pode fazer mudanças no seu cérebro e na sua vida!

Na próxima postagem continuarei comentando o capítulo Yoga e Humor. O autor continua o capítulo sugerindo técnicas para melhorar o humor e ir além disso. Até mais!

------

Acesse o livro online: http://www.harvardhealthbooks.org/wp-content/uploads/2013/03/YourBrainOnYogaSampleChapter.pdf

Comentários e livre tradução Sat Sangeet Singh



Comentários

Postagens mais visitadas