Livro: Your Brain on Yoga - Sat Bir Singh Khalsa

Sat Nam!

Estou lendo o livro "Your Brain on Yoga" do Dr, Sat Bir Singh Khalsa. O livro foi publica pela editora da Universidade de Harvard e está disponível no site: harvardhealthbooks.org

O livro começa afirmando que sim, Yoga ajuda a reduzir estresse, melhorar o humor, e te deixar mais calmo e tranquilo. Essa afirmação vem do autor que já tem grande experiência no assunto para afirmar isso.

Dr. Sat Bir é professor de Kundalini yoga há mais de 40 anos, foi aluno de Yogi Bhajan nos anos 70, estuda e pesquisa a efetividade da prática de Yoga e meditação na melhoria da saúde física e psicológica há mais de 10 anos na Harvard Medical School, onde também atua como  professor.


O primeiro capítulo, "Your brain on stress", fala sobre os efeitos do estresse no cérebro.

"Iogis e cientistas como eu descobriram que, além de ser um ótimo exercício físico, yoga e meditação é um dos melhores antídotos para o estresse da vida moderna. Não vou tão longe afirmando que é a fonte da juventude (embora as pessoas que praticam ioga possam tender a se parecer mais jovens do que a idade atual), mas vou dizer isso: é uma fonte de calma e equilíbrio." (Sat Bir Singh Khalsa)

Esse capítulo trouxe alguns dados a respeito do estresse que achei muito interessantes:

 - 75% das pessoas que praticam Yoga, estão em busca de controle-administração do estresse.

 - Entre 70 a 80% de todas as visitas médicas são de sintomas relacionados ao estresse, incluindo: dores de cabeça, problemas gastro-intestinais, obesidade, depressão, insônia e problemas de pele.

Outro fato bem relevante nesse capítulo é a pesquisa do Dr. Herbert Benson, que foi o pioneiro em falar sobre a "resposta de relaxamento". Assim como nosso cérebro tem uma "resposta de estresse", que é causada por uma série de hormônios secretados quando estamos frente a uma situação de perigo, o cérebro também tem a capacidade de desenvolver, através da prática de Yoga, Taichi, respiração, etc., uma resposta de relaxamento, tranquilidade e bem-estar.

O Dr. Benson descreve um exercício muito simples para elicitar a resposta de bem-estar:

1- Selecione uma palavra, mantra (ou seja, um som, sílaba, palavra ou grupo de palavras), som, oração, mantra, pensamento, ou uma atividade, como a respiração, e continue focando repetidamente sua atenção nela de forma relaxada.

2- Quando outro pensamentos cotidiano invadir (e ele vai), deixe ele ir, trazendo sua  atenção mais uma vez, de forma relaxada e paciente sem frustração ou julgamento.

Praticando isso cinco minutos por dia, gradualmente você se tornará uma pessoa mais tranquila e mais saudável. A pesquisa do o Dr. Benson, que trabalha em parceria com Sat Bir, também revelou que a prática de 25 minutos diários  de yoga-relaxamento durante oito semanas pode alterar o nível de células brancas na corrente sanguínea. Células brancas são as responsáveis por combater câncer e também são a resposta imunológica natural do corpo.

No capitulo 1, Dr. Sat Bir propõe um exercício para quem quer começar a meditar. Não é necessário ir a uma escola de yoga para meditar. Basta encontrar um local silencioso e tranquilo para a prática.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Sente-se com a coluna reta, com a cabeça erguida e o queixo levemente encaixado. Comece a respirar profundamente longa e profundamente através do nariz. Ao inalar, seu abdômen (barriga) deve se estender como se estivesse sendo preenchido com ar.

Então enquanto a inalação continua, o peito se expande e os ombros se levantam levemente. Quando você começa a expirar, o peito se contrai primeiro. À medida que a expiração continua, seu abdômen irá puxar para dentro como se estivesse sendo esvaziado de ar.

A respiração deve ser constante e suave, fazendo no ritmo de quatro respirações por minuto ou ainda mais lento (15 segundos ou mais para cada respiração), se possível.

Lembre-se, é importante fazer isso respirando pelo nariz e não pela boca. Seus olhos devem ficar fechados durante este exercício, e sua atenção mental está focada no fluxo da respiração. Seu foco pode ser em qualquer aspecto da respiração, como o som, a temperatura do ar nas narinas ou o movimento do seu peito e abdômen.

Mantenha sua atenção na respiração de forma relaxada. Se a sua atenção vagar, o que acontece freqüentemente, especialmente para iniciantes, pacientemente e tranquilamente traga sua atenção de volta à respiração. Continue por três minutos ou mais.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Esse é o exercício. Simples, fácil e extremamente eficiente.

Vamos praticar!

Comentários

Postagens mais visitadas