Fale com sua mente - Talk To your own mind - Palestra Yogi Bhajan (Tradução)

Sat Nam!

Na semana passada fiz uma postagem com a tradução de um trecho do vídeo "Talk to your own mind" de Yogi Bhajan. Hoje eu vou colocar a tradução completa do vídeo.

Boa leitura...
Sat Sangeet Singh

--------------------------------------

Fale com sua própria mente




Wahe Guru Ji Ka Khalsa
Wahe Guru Ji Ki Fateh

Sikh Dharma é apenas uma religião na qual a mente é discutida como uma personalidade.

(...)

Se você apenas entender todas as palavras que o Guru falou sobre a mente, o total é mais do que o Guru falou sobre qualquer coisa.

O que é algo muito ignorado. As pessoas não entendem. Não entendem o porquê o Guru está falando com a mente.

No Sikh Dharma 527 anos de idade, classificou a mente. O ser humano com base na sua mente. Be Mukh, Man Muck, San Muck, Guru Muck.

E então criou categorias: Sat Purak, So Purak, Ad Purak.

Classificou Deus em três coisas. E esses aspectos não são falados, nem compartilhados, nem compreendidos. Pois infelizmente a religião Sikh teve que sobreviver à tortura e animosidade com espírito de resistência e força. Nunca houve tempo para fazer uma pesquisa mais a fundo.

Você encontrará três pessoas na sua vida, quatro se for afortunado.
Aqueles que querem que você cuide delas. Aqueles que querem que você segure sua mão. E aqueles que querem, vez ou outra, confiar em você. Mas aqueles que querem apenas estar com você, ou ao seu lado, ou ao seu redor, andando por si mesmas, são raras.

Na realidade, a ideia de religião é ter auto realização. E vinte anos atrás, quando vim para a América, as pessoas me acharam diferente. E eu as achei diferente. Eu disse: não confiem em ninguém. Elas acharam que isso significava que elas poderiam confiar em mim.
E ficaram confusas quando eu lhes disse: "eu não sou um Guru. Eu mesmo sou um discipulo
Eu não sou um professor, eu mesmo sou um bom aluno. Mas há algo muito melhor, que é a maneira que eu entendi, que é onde está o meu segredo: isso é o Siri Guru Granth Sahib."

Muitas dessas pessoas ficaram chocadas. E muitos estão chocados hoje. Por sete anos na comunidade indiana tivemos uma guerra. Uma guerra terrível. Os Gurudwaras tinham mesas e cadeiras, como se fosse um clube. As pessoas caminhavam pelos Gurudwaras de botas nos pés e mesmo se tivessem algo para cobrir suas cabeças, como sinal de respeito elas tiravam e entravam no Gurudwara.
O Guru era ensinado como algo que você pode olhar na sua direção (como se estivesse longe, fora).
Ao ponto que o Sikhismo se tornou um "Sikhismo Judaico cristão", sem a menor realidade.

E quando falei com aquelas pessoas, elas podiam citar gurbani mais autenticamente, e mais claramente, do que qualquer Sikh altamente classificado.

Então a pergunta é: se o soldado é ótimo, e perfeito, mas não usa um uniforme, essa é a primeira disciplina que não deve ser esquecida. Então começamos uma campanha para ter a casa do Guru da maneira que o Guru descreveu. Isso acabou gerando uma guerra e essa guerra ainda continua, ainda não acabou.

É por isso que cada Gurudwara é chamado com um nome de um homem. Não existe um Gurudwara que é o Gurudwara do Guru.

Ainda ontem alguém me perguntou: "E o seu gurudwara?" Eu respondi: "qual é o meu Gurudwara? Eu não sei."

Qual Gurudwara ele pensa que é meu? Ele disse:"aquele ashram".
Repondi: Esse é do Guru Ram Das, está escrito tão grande, em grandes letras, eu disse: "Você não leu?"

Eu não tenho um Gurudwara. Eu tenho Guru. Por que ter um Gurudwara?

Gurudwara apenas gera sangat. Gurudwara é um local onde você vem para tornar-se humilde.
Gurudwara é um lugar no qual você deixa seu Ego para trás para ter algo melhor, algo mais elevado. E o Gurudwara é um local onde seu cérebro e seus neurônios ficam em harmonia com o seu Kirtan.
Kal Jug mai kit parvan

Isso não quer dizer que todo o resto está errado. Isso só quer dizer que é a maneira mais fácil de harmonizar o padrão dos seus neurônios na viabilidade da polaridade e no campo magnético trabalhando na sua frequência estabelecendo o seu melhor. É uma ciência simples. Não tem nada a ver com qualquer outra coisa. Nós temos uma regra neste Gurudwara: Quando cantamos os shabads e cantamos a Sangat também deve acompanhar. É assim que trazemos os capuzes e damos para vocês. Para que vocês também possam ter o mesmo efeito. Porque nós compreendemos, você não virá por sete dias, mas somente um dia. Então por seis dias nós vamos preparar para vocês.

Nós não chamamos nossos locais templos, não chamamos de igrejas, não chamamos de sinagogas. Nós chamamos de portão do Guru.

 Isso significa que assim que nós entramos, nós não somos nós mais. E nós não nos prostramos aqui como um exercício. Nós nos prostramos aqui como um rendimento. E nos sentamos aqui para ouvir as palavras do Guru. Não para as nossas palavras. Esse é o estado ManMukh. Man Mukh é aquele que só acredita em sua mente. Quando ele vem aqui ele se torna San Mukh, pois ele tem que encarar o Guru e a sanghat do Guru. E o Ber Mukh, não virá. Outro disse para alguns Sikhs: Por que você não vem para o Gurudwara? Eles disseram: Nós queremos te ver. Eu disse bem, se vocês querem me ver, venham para o Gurudwara. Disseram: "Isso quer dizer que não podemos ver você?" Eu disse "sim você pode". Saia desse medo. Medo do infinito. Sangat é o medo do infinito. Você senta na sanghat, senta como um igual, com humildade, com o seu ego na mente (...).

O que nós fazemos nos Gurudwaras? Para seremos reconhecidos fazemos isso, isso, isso, isso... Nós queremos reconhecimento na casa do Guru. Então, fazendo isso, fundamentalmente nós concordamos que o Guru não sabe de nada.

Em um dos Gurudwaras eu tive uma grande questão para lidar: O cara deu muito dinheiro. E o pobre "Granti" esqueceu de fazer Ardas. E ele ficou louco. Queria seu dinheiro de volta. (risos)

Ele disse que era um religioso Sikh, ele deu o dinheiro, mas não teve Ardas. Eu disse: Você não entendeu a palavra do Guru que diz: "Ele sabe de tudo mesmo sem falar". Foi um desejo do Guru que o seu nome não foi anunciado pois o seu Ego era muito grande, o Guru só quis te dar um chute. Isso não é suficiente? Ele disse não tem graça falar dessa forma, você deixa tudo positivo. Eu disse, eu concordo, isso é uma coisa que eu acredito.

Sikh Dharma é uma terapia mental.

E eu não vou demorar mais do que um minuto para explicar para vocês e dizer Wahe GUru Ka Khalsa Wahe Guru Ji Ki Fateh e encerrar o assunto.

Ontem já se foi.
Você pode ser miserável pela memória do dia de ontem.
Isso não lhe fará bem.

Hoje está acontecendo, não há como parar.

Você só pode dar as boas vinda ao amanhã.
Em nome do amor humano.
Pela graça do Guru.
E com a consciência divina.

E essa é a única maneira positiva de se viver
Esse é o alfabeto básico de um Sikh
Isso é Chardi Khala

(...)

As pessoas querem saber o que é Chardi Khala

É a subida da Kundalini?

É ficar de ponta cabeça?

É pular de um avião e ver qual é a exeriência disso?

Falamos Chardi Khala sem saber o que realmente é.

Chardi Khala é uma coisa muito simples:
Dar boas vindas ao amanhã e esquecer o ontem.

Dar boas vindas ao amanhã com o espírito de resistência perpétua.

Pois Deus te deu o sopro da vida para amanhã, e se isso for verdade para você, então você deve ser verdadeiro para isso.

No momento que você começar a dar boas vindas para o amanhã conscientemente, Ang Sang Wahe Guru Vai Acontecer.

Ang Sang Waheguru está acontecendo em todo lugar, não sei porque tenho que falar disso, mas ok.

(...)

Você deve fazer três coisas na sua vida, para ter os melhores resultados.

Dar boas vindas ao amanhã, com veracidade, e ser o amanhã Hoje.

E não odeie sua felicidade.

No momento que você se tornar o amanhã, e se tornar feliz pelo amanhã, apenas o pensamento do amanhã te fará feliz.

O amanhã é sempre feliz.

Quando você se lembrar sempre do amanhã, você será sempre feliz.

(...)

Eu sempre sei que Deus está comigo, sabe porque?

Porquê Ele me dá o amanhã, me dá o sopro da vida para amanhã, o que significa que ele se lembra de mim.

Minha hora ainda não acabou.

Se minha hora não acabou e eu tenho amanhã, eu posso dar as boas vindas a isso, e isso é divino, isso é espiritualidade, isso é Chardi Khala!

Todos os que pensam no hoje são miseráveis. Todos os que vivem se lembrando de ontem são super miseráveis.

(...)

Se Deus te deu o sopro da vida, então Deus está com você.

Em retorno, você esteja com Deus.

E se Você não pode ver Deus em tudo, você não pode ver a totalidade de Deus.

O status mental tem que ser clarificado pelo seu desejo. E esse é o desejo de Deus.

É por isso que os queridos Sikhs do Guru, no Siri Guru Granth e na sua vida, os Gurus falaram com suas próprias mentes, para definir as regras.

Para que então você possa ter a capacidade e a realidade para falar com sua mente também.
Todo o tempo você fala com outros e faz com que outros falem com você. Por favor gaste um pouco de tempo para falar com sua própria mente.
Você adora confrontar as pessoas, confronte a sua própria mente.
Você adora conquistar o universo, conquiste a sua própria mente.

Man Jite, Jag Jite
Conquistando a mente, você pode conquistar o seu próprio Universo.

Eu mesmo vou corrigir isso:

Se eu disser conquistando sua mente você conquistará o Universo, pessoas dirão: Eu não quero guerra, não quero conquistar ninguém.

Mas você tem que conquistar a si mesmo.
Esse é o fundamento Sikh.
Essa é a realidade que não podemos ignorar.

Wahe Guru Ji Ka Khalsa, Wahe Guru Ji Ki Fateh.


Yogi Bhajan

Extraído do vídeo Talk to Your Own Mind
https://www.youtube.com/watch?v=dPzLGusueBA

Traduzido para o português por Sat Sangeet Singh

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas