O Melhor Músico (The Best Musician)


Sat Nam!


A história a seguir foi postada no site Sikh Net e é uma forma muito legal de ensinar espiritualidade para crianças.



O Melhor Músico (The Best Musician)

Harjot Singh (Sikhnet.com)

Traduzido para o português por Sat Sangeet Singh

Você já pensou no porquê você faz as coisas que você faz? Bem, nós estamos sempre fazendo algo, mas POR QUÊ nós estamos fazendo isso? Nós fazemos as coisas porque alguém quer que nós façamos?… ou nós fazemos isso porque elas nos fazem sentir cheios de alegria?

Era uma vez, Ahbar era o imperador da ìndia.

O imperador amava as artes:

“Pintura escultura e poesia… Eu amo todas! Mas eu amo especialmente o canto!”

Tansen era o melhor músico do imperador.

Grande Tensan, por favor me honre com sua voz...”

Tansen cantou: “pa ma gaaa ma ga re sa”

Toda noite Tansen cantava para a corte real:

Bijuri jhamke barse mehaa….”

Ele era um grande homem e um mestre em música. Todos amavam ouvir e escutá-lo.

O imperador amava ouvir Tansen e lhe deu diversos presentes e se,pre disse o quanto ele amava ouvir sua voz.

Imperador Akhbar disse: “Que doce melodia, quanta beleza!” Se os sons tivessem um cheiro, sua música teria cheiro de flores!” Tensam, você deve ser o melhor cantor do mundo!” Quando você canta sobre chuva, começa a chover. UAU!!!! “Quando você canta até os céus ouvem!”

Uma noite, após uma bela performance de Tansam, o imperador chamou Tensam ao seu palácio e disse:“Oh Tensam, eu adoro sua música tanto. Quando eu te ouço, eu acho que você é o melhor música da Terra. Mas hoje eu percebi uma coisa: Você deve ter um professor. Você é ótimo, mas quem quer que o ensinou deve ser ainda melhor!”

Tensam sorriu e disse: “Sim majestade, meu professor é único, sua habilidade é inalcançável.”

Akhbar respondeu: “E é por isso que te chamei. Tensam, por favor convide seu professor para vir e cantar na nossa corte?”

Tensam sorriu e respondeu: “Senhor, meu professor é cheio de maravilhas. Mas eu o conheço suficientemente para te dizer que ele não virá a essa corte”.

Isso surpreendeu o 
imperador: “Ele não virá?!? Nós pagaremos a ele uma grande quantidade de dinheiro”.

Com todo respeito, Senhor, nenhuma quantidade de dinheiro trará meu professor à sua corte” respondeu Tensam. Isso realmente intrigou o imperador: “Deve haver uma forma que eu possa ouvir seu professor cantar. Se ele não vier, então nós podemos ir até ele.”

Tensam sorriu mais uma vez: “Meu professor é despreocupado…. Ele pode não gostar que vamos até ele...”

Mas certamente meu bom homem, deve haver uma forma...”

Tensam pensou por um tempo e respondeu: “ Bem, deve haver uma forma. Meu professor normalmente canta pela manhã, antes do nascer do sol. Ele vai ao rio Ganges. Se vossa majestade insiste, nós podemos ir secretamente a essa hora e nos escondermos próximo e então poderemos ouvi-lo cantar.”

“Eu insisto, vamos fazer esse plano”.

Imperador Akhbar era um homem espiritual e ele estava acostumado a acordar pelas manhãs e meditar nas primeiras horas da manhã de qualquer forma.

Imperador Akhbar proclamou: “ Nós devemos ir juntos ao local que seu professor se banha e canta.”

O imperador e Tansan alcançaram o rio a meia noite e então se esconderam em um arbusto. Logo depois, como era rotina do santo professor de Tansam, o mestre veio ao rio, se banhou e sentou ao lado do rio. Então ele começou a cantar….


Imperador Akhbar sussurrou: “meu Deus! Sua voz é tão rica. É como manteiga coberta com mel… se ele pudesse negociar terra pela sua rica voz, ele certamente seria um rei maior que eu. Natureza são seus instrumentos de fundo. Os pássaros mantém sua batida. Uau Eu sinto como se eu tivesse em outro planeta, tudo é sua canção!!! Eu estou encantado…. Whaa… vaa…..”

O imperador não estava falando ou se movendo mais ele apenas se sentou perfeitamente imóvel o tempo todo que o professor cantou. O imperador foi transportado na sua mente para um lugar de beleza maravilhosa.

Após um tempo, o professor terminou de cantar…

E então o mestre se levantou e partiu…

Tensam chamou seu mestre: “Majestade???…. Imperador Akhbar, ah, senhor, podemos ir agora”

O transe do imperador quebrou: “ah, que, Ah sim, … Sim, vamos…

O imperador entrou na carruagem ainda em transe. Sua mente ainda estava flutuando enquanto voltaram ao palácio. Imperador Akhbar flutuou no seu estado espiritual o dia todo.

Aquela noite o imperador chamou Tansam ao seu palácio e disse: “Tansam, seu professor é uma maravilha. Eu sou muito, muito curioso sobre uma coisa. Eu amo seu canto, mas se você não se importa, eu gostaria de te perguntar uma coisa”

“Claro, pode perguntar o que for Senhor.”

Eu não quero te ofender de forma alguma, eu achava que você era o melhor músico da terra, mas seu professor é muito melhor do que você. Seu canto é como uma rosa em um vaso, mas o canto do seu professor é como….. como…. Muitas rosas selvagens dançando no vento, frescas e celebrando sua beleza natural.”

Tensam concordou que o canto do seu mestre era de uma quantidade única.

O imperador continuou: “Como é possível que o talento do seu professor seja maior que o seu?”

Tensam sorriu e riu e disse “hahah com todo respeito majestade… eu canto para você, o imperador desse reino, mas o meu professor canta para o Rei dos Reis, o Um que Criou os reis, o Um o qual o reino é o universo todo”.

Tensam canta para as pessoas… e o seu canto era muito lindo. O mestre cantava simplesmente pelo prazer de cantar…. E suas canções eram indescritíveis. Tem algo na sua vida que você faça apenas pelo prazer de fazer?

Comentários

Postagens mais visitadas