Mudanças de comportamento - Aula de Yogi Bhajan (Tradução)

Palestra dada por Yogi Bhajan em 20/11/1973
Disponível em: 3ho.org
Traduzida e revisada para o português por Sat Sangeet Singh


Temos um padrão de sequências que é um ato inconsciente. Quando você dirige um carro. Você observa - às vezes um pé está no acelerador e o outro pé está relaxado. De repente o carro na sua frente freia - seu pé automaticamente, sem que você precise conscientemente intencionar fazer nada,  vai em direção ao freio. É uma ação automática. Você não precisa desejar, nem planejar fazer isso. Por quê?

Os pés têm olhos? Ou há uma máquina instalada neles que possibilita que as luzes de freio possam ser vistas pelos pés? Não, a sua sensibilidade é tomada pela mente subconsciente. A sua mente subconsciente foi treinada. Algumas pessoas estão tão bem treinadas para dirigir que, sempre que ascende o sinal amarelo, seus pés já se direcionam automaticamente para os freios. É um  hábito, é um hábito subconsciente. Automaticamente, mesmo se já  tiverem setenta anos, irão à oitenta milhas por hora porque gostam de atravessar o cruzamento no sinal amarelo e vermelho.

Sua personalidade subconsciente persuade você a muitas ações. 60% de suas ações são persuadidas pela personalidade subconsciente. Sua atividade consciente é de apenas 40%.

Dentro desses 40% conscientes, 25% são preconceitos, propensões e pré-meditação. E 15% é a mente consciente.

Na maioria dos livros espirituais você encontrará uma coisa chamada alerta natural. O alerta natural é um padrão de comportamento subconsciente que lhe dá um aviso antes mesmo de começar uma seqüência que levará a uma conseqüência. Também chamamos messe alerta natural de natureza intuitiva. O que é intuição? Intuição é um aviso pré-meditado, uma consciência pré-meditada, de qualquer sequência que você deseja escolher.

Sua felicidade interior reside no seu treinamento mental. Em seu treinamento mental, sua felicidade interior reside em aproveitar a porcentagem de sua mente subconsciente.

Suas ações devem ser iniciadas por você, pois, seja lá qual for a seqüência de ações que você iniciar, você será conduzido às conseqüências. Você deve entender que a culpa (responsabilidade) é sua. Nós vivemos em padrões: O intelecto deve dar-lhe uma onda de pensamento. A onda do pensamento deve te colocar em emoções.

- Com o intelecto há um padrão de pensamento;

- O padrão de pensamento tem um padrão emocional;

- O padrão emocional tem um padrão de desejo;

- O padrão de desejo tem um padrão de ação;

- e o padrão de ação tem um objeto.

 Entre o intelecto e o objeto, esse movimento ocorre continuamente e permanece ocorrendo continuamente de forma negligente.

Agora, duas coisas deveriam acontecer. Por exemplo, eu deveria realmente ir e roubar um banco ou eu deveria me livrar desse desejo. Caso contrário, não há saída do pensamento. Para um yogi é muito fácil. Ele vai se sentar e ele vai destrinchar o desejo de roubar o banco: "tudo bem, qual banco? Por quê? Quem vai participar?" Ele vai roubar esse banco inteiro em meditação. Mas ele está "desfazendo essa ação" junto com ele, porque com a respiração ele está cantando o Bij mantra (mantra raiz - Sa Ta Na Ma).

Quando vivemos em meditação, em cada respiração completa, inspiração e exalação, seu Bij mantra corre. E deixe o pensamento livre - naquele momento, qualquer pensamento, desejo ou ideia que venha para você, o deixará livre para sempre. Ele não pode ficar com você. Na respiração do yogi está um constante Sa Ta Na Ma, na inspiração e na exalação. Ele vai passar pela experiência, e vai deixar ela ir embora.

Você terá a personalidade mais limpa e você será o ser mais feliz. Teste isso com qualquer desejo que você tenha. Você não consegue desejar novamente de forma alguma. Você pode tentar da melhor forma.

Existem dois métodos de lidar com a vida: (1) você sabe como controlar seu instinto de desejo e o padrão de seu desejo, ou (2) você deve satisfazer seu desejo. Agora você não pode cumprir todos os desejos, você sabe disso. Então, o que você pode fazer? A única coisa que você pode fazer é aprender a verificar os padrões da vida.

Existem duas maneiras positivas para eliminar qualquer pensamento que você deseja eliminar. Ou você manifesta (atua - faz) (o pensamento-desejo) ou você coloca ele na sua meditação - não importa quão negativo esse pensamento seja. Ele nunca vai te deixar se ele estiver em sua mente subconsciente, porque ele se vai se tornar um bloqueio lá. Vai reaparecer, vai te perseguir. Nós os chamamos de pensamentos caçadores. Os pensamentos caçadores podem ser queimados na meditação para sempre.

Uma vez que alguém foi a Guru Gobind Singh e ele disse: "Senhor, estou com muita dificuldade. Essa coisa me assombra".

Ele disse: "Bem, todo mundo sabe como jap nam (cantar o nome de Deus, o nome da verdade, Sat Nam) - a meditação de Japa (repetição) - pois o japa cria tapa, e tapa purifica tudo. Por que, como um Sikh, alguma coisa o assombra?"

Ele disse: "Em algum lugar eu encontrei alguém e ele disse:" Quando você faz o japa, e você faz a tapa, naquele momento você não deveria pensar nada ".

Guru disse: "Bem, suponho que você deva ter ido falar com algum eremita, cara".

Porque quando você bloqueia algo, quanto mais você bloquear, mais poderoso esse bloqueio se tornará. Portanto, é basicamente muito perigoso. Mas quando você está fazendo o tapa de japa - japa  é quando você está cantando, meditando - e os pensamentos começarem a entrar, deixe-os entrar, mas deixe a vibração do mantra prosseguir. Você será liberado e aliviado desse pensamento negativo para sempre. Essa é a maneira mais positiva de lidar com o pensamento caçador.

Primeiro você faz hábitos e, em seguida, os hábitos fazem você. 
Esse é um ditado muito antigo.

Estudante: Ouvi dizer que para melhorar um hábito ruim você deve substituí-lo por um bom hábito.

Yogi Bhajan: Não, em primeiro lugar, você deve ficar neutro. Se você quer alguns cultivos, primeiro você deve cultivar o solo.

Estudante: Mas, então, como fazer isso?

Yogi Bhajan: através da meditação. Primeiro queime seu padrão de hábitos negativos, e então você deve substituí-los, então você tem a opção.

© The Teachings of Yogi Bhajan

Comentários

Postagens mais visitadas