Yoga deixa seu cérebro mais esperto I - Livro Your Brain on Yoga - Capítulo 3

Sat Nam!

Dando sequência à leitura do Livro "Yoga and Your brain", hoje comecei o terceiro capítulo que se chama "Your Smarter Brain on Yoga", que traduzi como "Yoga deixa seu cérebro mais esperto".


- MELHORANDO SUA PERFORMANCE COGNITIVA E  MENTAL

Embora muitas pessoas ainda sejam céticas em relação aos benefícios da prática de Yoga, existem muitos relatos de praticantes de Yoga que melhoraram suas performances em seus estudos e em seus trabalhos. O autor pondera que parte dessa melhora é explicada com a forma com que lidamos com o estresse, seja no trabalho, na família, saúde ou problemas financeiros.

Por exemplo: o músico que está prestes a entrar no palco e sente dor de estômago minutos antes de fazer sua performance. Uma pessoa que esteja tendo que lidar com diversas situações de trabalho e família, pode buscar a ajuda de medicamentos para ansiedade. O autor afirma que existem formas melhores, mais saudáveis e cientificamente comprovadas para lidar com o estresse.

A prática de Kundalini Yoga e meditação desenvolvem força física, mental e espiritual para lidar com o estresse. Através das práticas, as pessoas que praticam Yoga diariamente treinam suas mentes para modificar a compreensão do estresse, assim como alteram a intensidade da resposta de estresse.

Isso é muito importante, considerando que o cérebro em uma situação de estresse utiliza muita energia mental, deixando outras funções cerebrais sem energia. EM RESUMO: Aprendendo a lidar com o estresse de maneira mais eficiente permite ao cérebro funcionar com mais eficiência e eficácia.


COMENTÁRIO SAT SANGEET: Tenho percebido em minha vida pessoal e profissional diversos desses benefícios mencionados. Na Kundalini Yoga os resultados são muito rápidos, e são ainda mais rápidos se a pessoa se compromete a uma prática diária de Meditação ou de Kriya (Sequência de exercícios físicos). Além dos resultados que eu obtive, sempre acompanho os relatos de alunos e alunas de diversas idades, que estão dormindo melhor, tendo mais tranquilidade e calma para lidar com o estresse do dia a dia. Também acho muito interessante que muitas vezes não é necessário falar nada sobre como lidar com o estresse do dia a dia. A partir da prática, os praticantes já aprendem a "resposta relaxada" que comentei numa postagem anterior.

Boas práticas!

Comentários

Postagens mais visitadas